Esquema da Arena
Clique aqui ou na imagem para abrir original
Procedimentos e Dinâmica da prova de estafetas
Em seguida, é feita uma descrição dos procedimentos e dinâmica referente à prova de estafetas.
A organização recomenda vivamente que todos os atletas leiam esta informação.
Demonstração do procedimento de partida
- A realizar às 10h10
Check-In na zona de partida
Os primeiros atletas devem iniciar o check-in para entrada na zona de partida entre as 10h15 e as 10h25 (clear + check SPORTident).
Aqui também será efectuada a medição da temperatura corporal.
Partida em massa
- A realizar às 10h30
Distância entre a partida e o triângulo
- Aproximadamente 200 metros
Ponto de Controlo 200
O ponto de controlo com o código 200 é simultâneamente o ponto de espectadores e o último ponto de todos os percursos.
Passagem pela arena
Todos os percursos de estafetas fazem uma passagem obrigatória pela Arena, de aproximadamente 225 metros.
Após o controlo do ponto 200, os atletas entram num corredor único.
Após cerca de 40 metros, o corredor divide-se em dois – cada um dos dois corredores está devidamente identificado com uma placa de grande dimensão, sendo o do lado esquerdo o corredor de chegada, em direção ao Finish, e o do lado direito, o de passagem pela arena.
Os atletas que estejam a realizar a passagem pela arena (após picar o 200 pela primeira vez), devem entrar no corredor do lado direito. O “loop” após o ponto de espectadores é extremamente curto (entre 2 e 4 minutos para os melhores atletas).
Chegada (Finish)
Após o registo do último ponto de controlo (segunda picagem do ponto 200) os atletas entram no corredor e, quando este se dividir, devem entrar no corredor do lado esquerdo.
Passagem de Testemunho (Change Over)
Depois de controlar o Finish, os atletas da primeira e da segunda pernada devem passar o testemunho ao colega de equipa da pernada seguinte.
A distância entre a baliza de Finish e o local onde os atletas devem bater as mãos um do outro é de aproximadamente de 12 metros.
Mapas do segundo e terceiro percursos
Após a passagem de testemunho, os atletas do segundo e terceiro percurso devem seguir o corredor em direcção ao triângulo de partida, pegando o seu mapa cerca de 40 metros depois, colocados à direita do corredor.
Pedimos a máxima atenção no momento de pegar o mapa – escolher o mapa errado irá arruinar a prova da própria equipa e de uma equipa terceira.
Recolha de mapas
No corredor de chegada, poucos metros antes da baliza de Finish, estará um membro da organização a solicitar aos atletas que larguem o seu mapa nesse local.
Os mapas serão recolhidos e entregues, depois das 12h30, no Secretariado.
Partida em massa dos restantes atletas
Às 12h30, os segundos e terceiros elementos que ainda não tenham iniciado a sua prova (recebido o testemunho) irão partir em massa.